segunda-feira, 4 de abril de 2011

CUIDADOS COM A VISÃO


Há duas semanas tenho feito um tratamento de visão , após ter sido diagnosticadas ceratites ( arranhões causados por coceira ou uso de lentes) nos dois olhos. A médica que me atendeu indicou um exame de mapeamento da retina , pois meu grau é considerado alto. Ela e a outra médica que fez o mapeamento me disseram que este exame é essencial para quem tem miopia, principalmente alta. No exame que eu fiz foi diagnosticado um descolamento da retina. Fiquei preocupada, mas já estou em tratamento e resolvi dividir com vocês porque sei que isso pode ajudar e alertar muita gente. Fiz umas pesquisas e separei um trecho que acho muito elucidativo e pode esclarecer o que é o descolamente.


"... A alta miopia é uma doença caracterizada pela miopia acima de 6 dioptrias (graus). Não se sabe exatamente sua causa, mas provavelmente estes pacientes têm uma alteração no colágeno (tipo de fibra que forma o olho), causando o aumento do cumprimento do olho e conseqüentemente a miopia.... ...Os alto miopes têm a retina mais fina, “esticada”, o que aumenta o risco de descolamento de retina.

Por este motivo os pacientes devem ser examinados se perceberem moscas volantes, ou floaters (“sujeirinhas” na visão) ou flashes de luz (fotopsias). Moscas volantes são “sujeirinhas” que o paciente vê flutuando quando mexe os olhos e fotopsias são flashs ou halos luminosos que o paciente vê na periferia da visão. Estes sintomas são causados pelo descolamento do vítreo, que puxa a retina. Esta “puxada” é interpretada pelo cérebro como um estímulo luminoso. Muito raramente, quando este processo normal de descolamento do vítreo ocorre, ele causa pequenas rasgaduras da retina.

Estas rasgaduras podem causar o descolamento e é por isso que o paciente deve ser examinado. No caso de uma rasgadura (ou rotura) deve ser feito tratamento preventivo com aplicação de laser de argônio, que diminui a chance de descolamento de retina. "

Fonte: Artigo Clínica Belfort

Um comentário:

Guará Matos disse...

Cuidado é palavra e atitude.

Bj.