sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cuidado com cosméticos infantis


Nossa crianças estão crescendo mais rápido do que imaginamos. isso é fato. Os motivos são vários: hormonais, psicológicos, sociais e etc... Com isso, elas já desenvolvem a vaidade mais cedo e os primeiros cosméticos que eles têm contato é com os dos pais. Cremes de cabelos, hidratantes, gel de cabelo, maquiagem, entre outros. Só que esses produto são desenvolvido para adultos e não para a pele ou cabelos sensíveis das crianças. Então cuidado com o que é comprado para as crianças. Vou deixar aqui um link que leva até uma cartilha desenvolvida pela Anvisa e trata dos cosméticos para crianças.

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6af7260040047544aed7aeee27e7f6ac/Cosmetico+cartilha+infantil.pdf?MOD=AJPERES

2 comentários:

Guará Matos disse...

Muitas mães deveriam tomar cuidado com esses artifícios em relação à criança. Ceder porque acha que a filhinha vai ficar gatinha, super notada e quem sabe ser convidada para um teste fotográfico, ou de TV é no mínimo estupidez.
E se não tiver controle rola a erotização fora de época. Crianças que deveriam ser crianças já começam a aflorar a libido, pois ao invés de ter tratamento infantil, são "incentivadas" a queimar etapas. O resultado é que meninas já começam a se sentirem mulher.
Sei que algumas mamães que lerem esse meu comentário vão me achar absurdo, porém, não estou me preocupando com a opinião delas. Se elas se sentirem incomodadas é porque acertei o alvo.
E não é só cosméticos, Alexandra! A permissividade vai além com roupas das mais sensuais. Vejo garotas pelas ruas, portas de escolas, shoppings com vestes de mulher. E me desculpe pela maior sinceridade ainda: "parecem "mulheres de programa". Saias curtíssimas com a calcinha mais curta ainda e que ficam expostas a qualquer olhar, decotes que só cobrem os bicos dos seios, muitos ainda em formação, maquilagens pesadíssimas que não poderiam ser aplicadas numa criança, ou pré adolescente, fumam, bebem as alcoólicas, etc.
E o que me espanta é o protesto que pais dessas meninas fazem quando um "doido" se aproxima com cantadas, oferecimentos e tal. Sei que uma coisa não justifica a outra, mas prevenção não faz mal a ninguém e evita maiores contrangimentos e riscos.
Deixo para você e seus leitores um link de grande valia para os pais e público em geral:

http://www.suzanastroke.com.br/index.php/br/temas/57-permissividade-versus-presen

Rosane Marega disse...

Encontrei o seu blog através do Guará, do blog afogando o ganso e gostei daqui.
Quanto a sua postagem de hoje,
Reamente é um assunto complicado e que deve ser tratado com muito cuidado,muito mesmo.
Concordo com as palavras do Guará.
Beijoss voltarei.