quinta-feira, 24 de julho de 2008

A todas as mulheres do mundo



Minha primeira postagem quero homenagear todas as mulheres que fizeram e fazem a vida ser mais do que uma simples caminhada. Cito alguns nomes, certa de que vou esquecer algumas. Mas, de modo geral, todas serão homenageadas.

Primeiro não posso deixar de falar de minha mãe, viúva aos 24 anos, cuidou para que eu sempre tivesse uma vida boa, confortável e digna. Abraço também para avó, morando no interior do Espírito Santo, cuidou de mais de 10 filhos e de seu sítio e os defendeu do ataque de posseiros a base da espingarda. Corajosa. Família tradicionalmente de matriarcas.
Mulheres famosas também fazem parte da lista: Madre Tereza, Cleópatra, Joana D'Arc, Maria Quitéria, Pandora, Dercy Gonçalves, Ana Néri, Nise da Silveira, Anita Garibaldi, Olga Benário, Simone Beauvour, Marilyn Monroe, Margareth Mee, Dorothy Stang, Maria da Penha e tantas outras, que merecem nossa admiração.
E, para justificar a foto de apresentação do blog, faço uma homenagem a Yansã
Oiá é a divindade dos ventos, das
tempestades e do rio Níger que, em iorubá, chama-se Odò-Oya. Yansã é a mulher
guerreira que, em vez de ficar no lar, vai à guerra. São assim os filhos de
Yansã, que preferem as batalhas grandes e dramáticas ao cotidiano
repetitivo.
São quase que invariavelmente de Yansã os personagens que transformam a vida num buscar desenfreado tanto do prazer como dos riscos. São fortemente influenciados pelo arquétipo da deusa aquelas figuras que repentinamente mudam todo o rumo de sua vida por um amor ou por um ideal. Faz parte dos filhos de Yansã a maior parte dos militantes políticos não cerebrais por excelência, que escolhem uma facção por paixão mais do que por reflexão e dificilmente se afastarão das determinações coletivas do que deve ou não ser feito, que idéias merecem defesa etc.
Fonte : Centro Cultural do Candomblé.
Então. Salve todas as mulheres Guerreiras!

Nenhum comentário: